quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ausência de espelho

Há algumas semanas atrás, num desses encontros familiares, ao falar sobre relacionamentos, surpreendeu-me o comentário que uma tia minha fez sobre o fato de eu ser autoritária. 

Embora eu sempre intente - na maioria das vezes sem sucesso - me desmembrar dessa característica que a vida toda me perseguiu, eu sou, realmente, muito autoritária. Logo, nao foi essa a verdade que me causou espanto, mas sim ouví-la da  pessoa que - à parte de todas as suas infindáveis qualidades - é o ser humano mais autoritário que eu já conheci. Daqueles que faria frente à Hitler simplesmente se ele comentasse que o mel dos cabelos dela é voltado mais para um castanho do que para loiro.

Esse acontecimento recobrou a minha memória, relembrando das inúmeras vezes que me peguei criticando características e comportamentos alheios, os quais estavam incontestavelmente intrínsecos ao meu ser - vem aquela velha história de nao olharmos para o próprio umbigo...

E como uma bola de neve, essa lembrança rememorou outra de que nós, humanos, costumamos ser excessivamente arrogantes, principalmente quando reverberamos a impiedade dos nossos julgamentos. 

E como a bola continua a aumentar, isso só fez transparecer a minha pequenez frente às vastas e infindáveis liçoes que ainda tenho por tirar desse mundo tao contraditório e interessantemente irregular.

4 comentários:

Anônimo disse...

É bom a gente se avaliar mas não seja tão dura com você mesma. Se teve uma coisa que aprendi é que só a vida pode nos ensinar, e isso leva tempo. Eu sei que julgo muito os outros e a mim mesmo. Também porque receio perder minhas virtudes para a civilização. Mas vou aprendendo a ser mais tolerante e mais humilde com o tempo. A única certeza que tenho é que a melhor forma de contribuir com o mundo é ser melhor a cada dia e esperar que eu seja um bom homem. É o melhor caminho.

Mirellinha disse...

Pequena,

Não acho que seja autoritária.
E outra coisa não seja dura com você mesma. Fique sempre com o sorriso mais lindo do mundo no rosto e não se esqueça que todo dia a gente aprende algo. Não somos perfeitos....

amo amo de montão...

Sei Lá!!! disse...

Mais fácil que enxergar as próprias falhas é projetá-las nos outros. É muito interessante que você seja capaz de se conscientizar da existência de outra pessoa a ponto de se enxergar nela... avalio isso como uma virtude muito nobre e um processo interessante para seu crescimento. É algo cada vez mais raro e necessário ultimamente! e assim deve ser considerado, não como um peso a carregar... é isso que desejo para você!

Anônimo disse...

Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos, e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis. [ Bertold Brecht ]


20 de outubro de 2010

um beijo

Passolargo