segunda-feira, 14 de maio de 2007

Os perfumes

Recentemente assisti ao filme “O Perfume”, baseado na obra de Patrick Süskind. Embora a minha atenção à capacidade do protagonista em decifrar odores e às conseqüentes nuances desse ato tenha sido dividida com a série de assassinatos cometidos pelo perfumista, recordo-me que quando da leitura do livro, em 1999, os meus olhos se fixavam tão somente no poder que os odores exercem sobre as pessoas.

Sim, sim, sim, por certo que a nossa memória associa o cheiro de determinadas coisas a outros determinados fatos ocorridos em nossas vidas e, por isto, provoca tantas outras determinadas ações quando do aspirar de, ainda outras, determinadas fragrâncias. No entanto é inconteste que, independentemente daquela velha estória de “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha”, os odores têm poder! Eles escravizam, seduzem, rechaçam, inibem, hipnotizam, convergem, divergem...

Absortos pela sua magia, vamos, inertes, – e ainda que inconscientemente - nos deixando conduzir por diversos e incontáveis caminhos, a cada diversa e incontável alteração olfativa.

Se cada ser humano, numa viagem introspectiva, fosse mais cônscio do papel de cada essência nas suas correspondentes reações emocionais, cobrir-se-ia do remédio olfativo em busca da inatingível perfeição – não seria perfeito, porém, ao menos, mais feliz.

Eu me perfumaria com o cheiro do mar quando o meu corpo se sentisse agonizante; me inebriaria com a essência da terra molhada quando a insônia persistisse; me vestiria com os perfumes cítricos para transmitir maturidade e com os aromas infantis quando a seriedade fosse irritantemente excessiva; combinaria o perfume das folhas com o da pureza do ar se a timidez fosse superior à vontade de brincar; usaria o aroma dos caninos (apenas os cheirosos!) para me sentir protegido(a); e reinventaria o cheiro do mundo quando a vida eu quisesse reinventar.




P.S.: Aos que me lêem, quais seriam os seus perfumes?

10 comentários:

Mirellinha disse...

Perfumes, perfumes...
Gostaria de me jogar em um jardim de flores do campo para ficar com cheirinho de liberdade...
Ou ter um cheirinho de algodão doce para relembrar a infância...
Ter um cheirinho de chocolate para ser desejada por muitos (sexo masculino, claro)...
Perfumes....perfumes... são tantos...

Unknown disse...

Vejamos...
Terra molhada!! Liberdade!
E tantos outros indizíveis...

Unknown disse...

Perfumes, aromas...quantas memórias resgatam!
Não querendo ser cliché, mas já sendo, pq os perfumes têm essa força de resgatar o passado, tão forte quanto as músicas, as canções de uma época passada?
Coleciono três: cheiro de hospital (provavelmente éter) vindo do jaleco de meu pai (não vale rir), quando chegava em casa e quando eu era bem pequenino; cheiro do mar de manhã cedo, qdo o está quase pra sair; e cheiro de brigadeiro quando alguem está preparando (chato quando é do vizinho)...sem querer repetir o perfume da Mirellinha.

Mirellinha disse...

Já que é para relembrar o passado vamos lá....
Também sinto saudades da terra molhada, quando eu brincava de terra no sítio...
Sinto saudades do cheiro de água doce, tomando banho de rio, que delícia...
Cheirinho de manga madura ao cair na terra...
eta...eta...saudadessss, suspiros...
Sem falar no cheirinho de cachorro-quente...
eta...me deu fome...

J.7 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.7 disse...

Os aromas, os aromas... estou aspirando todos eles.

P.S.: Gostei muito dos posts

Unknown disse...

Tirando o cachorro-quente, Milrellinha está bucólica em seus perfumes...mas que já está dando fome, está sim. :)

Unknown disse...

P.S. Alguem tem o tel de entrega da Pizza Hut?

Mirellinha disse...

Bom... Cheirinho de pizza também é muito bom...!!!
Pense em um cheirinho da brisa em um final de tarde? Aquele cheirinho avisando que a chuva está chegando???
Tantos aromas...tantos perfumes... tantos... tantos...
Tirando o aroma de éter, Fábio você também está bucólico...rs...

Mirellinha disse...

Ainda esperando nova postagem....

beijocassss